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Para crescer, é preciso informação.

   Em um mercado competitivo, com margens cada vez menores, alta carga tributária, concorrência agressiva e clientes exigentes, saber administrar seu negócio pode ser o grande diferencial. Entender a atividade e dominar técnicas gerenciais e mercadológicas certamente ajudam o empresário a ter grandes chances de sucesso Toda organização, qualquer que seja o ramo de atividade, o tamanho ou o estágio de estruturação, necessita, permanentemente, analisar e avaliar as políticas e estratégias que adota, assim como os recursos disponíveis.
  É importante que o empresário e os gestores percebam a importância de conhecer todos os estágios do empreendimento, acompanhar as mudanças conjunturais, adaptar-se com rapidez às variações do mercado, voltar-se para as necessidades dos clientes, criar metas e envolver os funcionários.
   Ter uma gestão de recursos humanos eficiente, produtiva e estimulante significa recrutar, treinar, desenvolver, motivar e premiar a equipe. Este processo pode operar verdadeiros milagres. Afinal, uma equipe bem treinada e motivada está comprometida com a qualidade dos serviços e a satisfação dos clientes.
  Otimizar sua empresa é fundamental, agregando valor a todas as atividades e procurando novas oportunidades de faturamento. Porém, é essencial criar um planejamento financeiro, gerenciando o ciclo operacional que compreende o período entre o desembolso para a compra do produto e ou serviço e o recebimento da venda. Deve-se utilizar mecanismos de controle, como os softwares, ou mesmo as planilhas de custos, o que facilita a visualização das despesas e ajuda a controlar os gastos, fornecendo informações para auxiliar nas tomadas de decisão. Outro ponto importante é o acompanhamento das tarefas contábeis, pois conhecer os procedimentos pode evitar transtornos e surpresas durante uma fiscalização, como impostos não recolhidos ou documentações incompletas. O gestor também deverá utilizar as ferramentas do marketing para ajudá-lo a melhorar sua imagem, valorizar seu ponto de venda e ampliar sua clientela. Para isso, ele deve olhar o mercado, sentir o cliente e analisar a concorrência. Enfim, gerenciar é tomar decisões e, para isso, é preciso ter informações. É justamente isso que discutiremos nas próximas edições, oferecendo sugestões para orientar os empreendedores no gerenciamento de suas empresas na busca por melhor desempenho, crescimento profissional, maiores lucros e rendimentos. Sucesso.
    OLHO:
      ...gerenciar é tomar
      decisões e, para isso,
      é preciso ter informações.

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