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UMA BOA EQUIPE SE FORMA COM UMA BOA CONTRATAÇÃO

  O sucesso de uma empresa é devido a soma do sucesso e desempenho individual de seus funcionários. Quanto mais uma empresa souber aproveitar o potencial e as habilidades de sua equipe, permitindo que ela cresça com a empresa, maior será o resultado, mais expressivos serão os ganhos. Ter uma gestão de recursos humanos eficiente, produtiva e estimulante é o sonho de todo empresário. Muitos se perguntam se é possível formar uma boa equipe em alguns ramos de atividades, exemplo postos de abastecimentos de combustíveis, já que a rotatividade é alta neste ramo. É possível e importantíssimo, porém é preciso quebrar velhos paradigmas, desfazendo o circulo vicioso de insatisfações que se forma entre empresários, funcionários e clientes. O empresário se queixa do funcionário que não realiza suas atribuições com competência, não se preocupando com o cliente insatisfeito ou mesmo com a queda de vendas. O funcionário por sua vez fica insatisfeito com tantas cobranças de melhor desempenho pelos seus gestores e sem nenhum reconhecimento visível de seu trabalho no dia a dia. O cliente insatisfeito com atendimento recebido pela empresa procura outro fornecedor que lhe atenda melhor. Enfim esta é a realidade de muitas empresas.
  Faz-se necessário mudar, adotar diretrizes norteadas por uma nova postura administrativa. Contratar sem critérios é um risco. O empresário tem que se conscientizar que seus funcionários estarão diretamente ligado ao que mais interessa para o seu negocio, que é a satisfação do cliente e resultados positivos, suas ações é quem irão convencer ao cliente que ele fez a melhor opção procurando seus produtos e serviços, e, com certeza, isto fará a diferença em sua próxima escolha. A rotatividade muito alta gera custos elevados com admissões e demissões, perda de tempo com treinamento, e gera uma sensação de insegurança nos outros funcionários.
  Um bom motivo para se manter a mesma equipe sempre é a imagem que se transmite ao mercado, o cliente se sente mais à vontade quando é atendido regularmente pelo mesmo funcionário, isto reforça a fidelidade desse cliente, e esta conquista não tem preço. A hora de contratar um novo funcionário é muito importante, pois a empresa irá escolher quem irá fazer de tudo para que os objetivos traçados se tornem realidade. Uma boa equipe se forma com uma boa contratação. A empresa terá que dispensar tempo para a realização desta árdua tarefa, porém sempre deve ter em mente que se esta atividade tiver sucesso ela pode significar economia de dinheiro. Então, as principais etapas a serem seguidas são:
  Primeira: recrutamento – Para montar ou mesmo reforçar sua equipe é importante saber como e onde recrutar, analisando sempre a melhor forma de atingir o publico alvo.
  Segunda: seleção – Antes de começar esta etapa é necessário que a empresa conheça todas as atividades que o funcionário deve exercer na função e definir o perfil e as características importantes para o cargo. Deve-se levar em conta o perfil dos atuais profissionais. Algo que ajuda muito nesta etapa é levantar todos os motivos que levaram a empresa demitir funcionários anteriormente, analisar todos os aspectos e definir um perfil desejável. Assim, a empresa terá grandes chances de encontrar um profissional certo para a vaga disponível. Lembre-se que dificilmente a empresa conseguirá encontrar em uma mesma pessoa todas as qualidades enumeradas no perfil de cargo.Neste caso ter um critério de características prioritárias para o cargo poderá auxiliar nesta decisão.
  Terceira: entrevistas – Esta é uma grande oportunidade para avaliar o candidato, a empresa deve explorar ao máximo este momento. Escute a opinião do gerente sobre o candidato, pois ele estará mais envolvido com o novo funcionário ajudando-o a adaptar –se às características do cargo e ao estilo da empresa.
  Quarta: admissão – Após a escolha do novo funcionário solicite os documentos necessários para a contratação, dando ênfase a cartas de referências de empregos anteriores. O recrutador deve mostrar que a empresa tem a certeza de ter feito uma ótima escolha, cumprimentando- o por fazer parte de sua equipe. É importante, informar ao novo empregado sobre todos os benefícios que ele terá direito e incentivos que sua empresa oferece aos funcionários que se destacam. Após a admissão, o novo empregador deve ser apresentado pessoalmente ao seu gerente, repassando, juntos, todas as atribuições do novo funcionário. Deve ser apresentado a ele tudo o que a empresa espera dele e de sua equipe em geral. Peça ao gerente para apresentá-lo a toda a equipe informando que a empresa espera que o grupo seja receptivo e que colabore com o novo colega de trabalho. O gerente deve mostrar toda a estrutura, além de treinar e orientar o funcionário sobre o funcionamento de todos os processos, deixando-o tranqüilo e informando que estará a disposição sempre que precisar, estando sempre próximo do funcionário até que o mesmo se sinta confiante no novo emprego.
  Quinta: acompanhamento – é interessante que o gerente e o próprio empresário estejam sempre atentos quanto ao comportamento do novo funcionário e dos demais colegas de trabalho, e obter do novo empregado se suas expectativas estão dentro do que ele esperava, se ele se sente integrado com a equipe. Ratifica-se que, é muito importante uma boa contratação, pois ela pode definir o início de uma parceria de sucesso. Entretanto, seguir as etapas acima não basta, não é o suficiente para garantir o futuro. Tem-se que fazer com que este profissional perceba que fez a melhor escolha, isto requer estratégias, dedicação e ações que você empresário terá que definir para reter esta equipe. Recrutar, admitir, treinar, desenvolver, motivar e premiar pode ser chave para que sua equipe esteja ao seu lado na conquista de suas metas.No próximo artigo iremos falar mais sobre este assunto.O desafio pode ser grande, mas os resultados destas ações farão elevar a satisfação de todos, não se pode construir uma empresa 100% com uma equipe 50% – mãos a obra.
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